Diferença entre abelhas e vespas?
É verão, você está em um piquenique e aproveita para relaxar um pouco ao sol, depois de comer um sanduíche. De repente, você escuta um zumbido em sua orelha. Preguiçosamente, você dá um tapa no ar e então – ai! – você sente aquela ferroada na bochecha. Enquanto seu rosto arde e começa a inchar, a última coisa que passa por sua cabeça é se aquele inseto chato era uma abelha ou uma vespa.
Mas agora queremos saber. Foi uma abelha ou uma vespa que picou sua bochecha? Qual a diferença entre essas duas criaturas?
Um especialista em apiterapia usa veneno de abelha para tratar a mão de um paciente no centro no Cibubur Bee Center no dia 15 de abril de 2007 em Jacarta, Indonésia
No caso acima, é muito provável que o agressor seja um tipo de vespa. Por quê? Porque as vespas geralmente são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: querem flores, não sanduíches.
Essa é apenas uma maneira de saber se o agressor era uma abelha ou uma vespa. Que outras características definem essas duas criaturas muito similares – ambas da ordem Hymenoptera? Existem mais de 25 mil tipos de vespas e abelhas, mas há diversas maneiras – relativamente simples – de distinguir umas das outras.
Na próxima seção, você aprenderá como as características físicas, hábitos alimentares e os lugares dos ninhos distinguem a abelha da vespa. Você aprenderá também que inseto tem uma cinturinha de pilão e qual tem pernas achatadas e peludas.
Repensar a vingança
É melhor pensar duas vezes antes de se vingar do inseto que picou você: se seu agressor for uma vespa amarela ou uma abelha melífera e seu ninho estiver a aproximadamente 4,5 metros de distância, ele soltará um cheiro específico que alertará seus companheiros do perigo em apenas 15 segundos Eles irão atrás de você e podem picá-lo muitas e muitas vezes.
Abelhas e vespas: alimentação, ninhos e ferrões
Quando você é picado por uma abelha ou vespa, você provavelmente nem presta atenção na cintura ou nas pernas do inseto. Mas se você fizer isso, vai notar algumas características essenciais que o ajudarão a identificar seu agressor. Enquanto as abelhas têm corpos robustos e peludos e pernas posteriores achatadas, as vespas são esbeltas e têm uma cintura fina que liga seu tórax ao abdome (o tórax e o abdome são os nomes dados, respectivamente, às partes central e baixa do corpo de um inseto). Além disso, as vespas parecem suaves e brilhantes e têm pernas esbeltas em forma de cilindro.
As abelhas são peludas e robustas e têm
pernas achatadas para recolher o pólen |
As vespas são esbeltas e têm corpos lisos e pernas finas |
Não são apenas as diferenças nos corpos que distinguem vespas e abelhas, mas também a alimentação. As abelhas são polinizadoras e passam a maior parte de suas vidas indo de flor em flor para recolher e distribuir o pólen. Elas também dão néctar e pólen às abelhas jovens em desenvolvimento. Seus corpos peludos e suas pernas achatadas são ideais para prender o pólen enquanto o levam de um lugar para outro.
As vespas, entretanto, são predadoras. Embora os insetos adultos possam se alimentar de néctar ou pólen, os jovens comem insetos, artrópodes, moscas e até mesmo lagartas. Seus corpos são mais esbeltos e aerodinâmicos para a caça.
Se você se deparar com um ninho desses insetos, ele o ajudará a distinguir as abelhas das vespas. Os ninhos das abelhas são feitos de células de cera empilhadas umas em cima das outras. A maioria das abelhas melíferasconstrói suas próprias colméias, mas algumas fazem seus ninhos em cavidades de árvores, edifícios ou buracos na terra. O ninho de uma vespa é formado por um ou mais favos feitos de um tipo de pasta, que tem consistência de papel. A vespa produz essa pasta a partir de fibras mastigadas e misturadas com saliva. As vespas tendem a construir os ninhos em lugares escondidos, afastados, como tetos ou fendas.
A última diferença entre vespas e abelhas está na resposta àquela velha pergunta: será que seu agressor vai morrer depois de picar você? Tanto as abelhas quanto as vespas injetam seus venenos através de ferrões presos a seus corpos. As vespas e a maioria das abelhas podem bombear o veneno na pele da pessoa atingida, remover o ferrão e ir embora. O ferrão da abelha melífera, entretanto, é farpado e gruda na pele. Quando ela tenta ir embora, o ferrão não se move. Em vez disso, ele é arrancado do corpo do inseto. Como o ferrão está preso ao sistema digestivo da abelha melífera, ela acaba morrendo.
Na página seguinte, você encontrará alguns links interessantes com mais informações sobre os diversos tipos de abelhas e de vespas à procura de sua próxima vítima – ou flor.
MARIMBONDO
Marimbondo é o nome comum para designar himenópteros (vespas) das famílias Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae.
São várias as espécies de marimbondo, sendo a mais conhecida o marimbondo-caçador ou marimbondo-cavalo, que também é conhecido por caçador-de-aranhas, caçununguçu, vespão, entre outros. Estes marimbondos são conhecidos pelo hábito de caçar aranhas que servem de alimento às suas larvas. Os adultos alimentam-se de néctar das plantas e picam dolorosamente.
Os marimbondos (vespas) solitários fazem seus ninhos das mais diversas formas, mas a maioria caça lagartas e leva para dentro de seus ninhos para servirem de alimento às larvas.
Identifica-se um marimbondo solitário, pois, na maioria das vezes, possuem coloração preta com manchas amarelas e variam de 10 a 25 mm de comprimento.
Algumas espécies de marimbondos sociais, fazem ninhos que consistem de várias células hexagonais que ficam dentro de um envelope semelhante ao papel. Alguns ninhos localizam-se em locais abertos, presos a galhos, sob telhados ou qualquer outro local protegido. Algumas espécies constróem seus ninhos no chão.